Projeto Crer&Ser
2022 - 2023
A OAPNB - Obras Assistenciais Padre Natale Battezzi em suas unidades I e III, no Centro de Convivência e Educação Infantil Nossa Senhora do Carmo e Centro de Convivência e Educação Infantil Maria Mãe da Providência, localizados, respectivamente, no Gama e Santa Maria, respectivamente, com o projeto “Crer&Ser” é uma política de atendimento, conforme previsto no Artigo 86 do Estatuto da Criança e do Adolescente tem como finalidade atender a 200 crianças e adolescentes, em cada unidade, na faixa etária de 06 a 15 anos de idade. O Projeto hoje tem a parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF (Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente do DF) oferece oficinas multiculturais de:
1) Expressão Corporal (inclui dança, capoeira, jogos de tabuleiro e lazer);
2) Musicalização (canto e instrumentos);
3) Inclusão Digital (Pacote Office, incentivo à leitura e acompanhamento escolar);
4) Artes Cênicas (Teatro / dramatização);
5) Produção audiovisual (edição de vídeos, filmagem, produção de pequenos arranjos digitais em formato de áudio e vídeo); e
6) Formação em Direitos Humanos e Cidadania.
As atividades ocorrem no contraturno escolar, contribuindo para o desenvolvimento integral do público atendido. Trabalha-se em caráter preventivo às situações de risco e como formador de conhecimento e opinião frente ao contexto social em que vivem os participantes. Espera-se que o projeto contribua para a prevenção da exposição das crianças e adolescentes a qualquer tipo de exploração, violência e/ou negligência e contribua tanto para a permanência destes indivíduos na escola quanto para o seu desenvolvimento humano e social e que fortaleça o convívio familiar.

Projeto Crer&Ser
Edição 2024-2025
O Projeto Social Crer&Ser, tem como objetivo promover o desenvolvimento social, educacional e digital de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, por meio de atividades formativas e oficinas de informática.
As atividades oferecidas têm como foco o desenvolvimento integral dos participantes, buscando prepará-los para os desafios da vida escolar e futura inserção no mercado de trabalho, através da inclusão digital e da formação cidadã. O cronograma semanal inclui:
Oficina de Informática: Principal atividade oferecida pelo projeto, com o objetivo de proporcionar conhecimento em informática e promover a inclusão digital. A oficina abrange conteúdos como uso de programas básicos (editores de texto, planilhas), navegação segura na internet, introdução ao uso de ferramentas de produtividade e noções de programação.
Atividades Complementares: Além das oficinas de informática, incluem momentos de interação social, com dinâmicas de grupo, debates sobre cidadania e convivência, e atividades que estimulam a criatividade, como oficinas de desenho digital.
As oficinas são conduzidas por voluntários capacitados, que utilizam uma abordagem prática e interativa para engajar as crianças e adolescentes. O conteúdo é adaptado conforme a faixa etária dos participantes, respeitando o ritmo de aprendizado de cada grupo.
O espaço conta com uma sala de informática equipada com computadores e acesso à internet, o que possibilita aos jovens realizar atividades práticas e interagir com as ferramentas digitais em tempo real.
Cada oficina tem uma duração média de 2 horas, e as atividades são planejadas de modo a manter o equilíbrio entre o aprendizado técnico e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Desde o início das atividades, o Projeto Crer&Ser tem mostrado resultados positivos, tanto em termos de aprendizado técnico quanto de desenvolvimento social dos participantes. Alguns dos principais impactos observados são:
Inclusão Digital: As crianças e adolescentes que, em grande parte, não tinham acesso regular a computadores, agora estão desenvolvendo habilidades básicas e intermediárias em informática, o que aumenta suas oportunidades de aprendizado e futuros empregos.
Desenvolvimento Social e Cognitivo: Através das atividades em grupo e dos projetos coletivos, os participantes têm aprendido a trabalhar em equipe, resolver problemas de forma colaborativa e a exercitar sua criatividade.
Engajamento e Frequência: A presença constante dos participantes indica o sucesso das atividades propostas, que têm conseguido manter o interesse e a motivação dos jovens.
































